Orelhas de abano
As orelhas de abano, observadas desde a infância, incomodam pela questão estética, principalmente quando as crianças começam a reparar umas nas outras, causando até bulling.
Na verdade, é a malformação das orelhas que surge devido à rotação anterior do pavilhão auricular, sendo a hereditariedade a causa mais comum. Então vamos esclarecer alguns pontos importantes que podem ajudar a resolver:
– O tratamento é cirúrgico – a solução para redefinir o formato das orelhas é fazer uma cirurgia plástica, conhecida como otoplastia. Consiste em esculpir a cartilagem do local, buscando as ondulações naturais. É simples, com recuperação rápida, tanto que cerca de uma semana após o procedimento já é possível voltar à rotina.
– A idade para a cirurgia é a partir dos seis anos – para corrigir essa é a idade recomendada. Assim não interfere no crescimento e garante a eficácia, para que o problema não volte mais tarde.
– É indicado o uso de faixa após a cirurgia – o uso da faixa elástica é necessário para a recuperação. Além de ajudar na cicatrização, mantém a orelha na posição correta e contribui para diminuir edemas. Deve ser usada em tempo integral durante dez dias e, no decorrer dos dois meses seguintes, apenas na hora de dormir.