Cuidados com os seios na gestação e amamentação
12
set

Cuidados com os seios na gestação e amamentação

Cuidados com os seios na gestação e amamentação

Muitas pacientes ficam em dúvida sobre como cuidar dos seios na gestação e na amamentação. Para evitar desconforto, é vital seguir uma rotina de cuidados simples e contar sempre com a orientação profissional para tornar essa fase antes de mais nada prazerosa, para a mãe e o bebê.

As mamas passam por alterações na gravidez, preparando o corpo para a amamentação. Com o aumento de hormônios devido à gestação, os seios podem inchar, ficar doloridos, sensíveis e maiores. Os mamilos também mudam: ficam mais salientes e escurecidos. Tomando os cuidados, a qualidade de vida da gestante está assegurada e a amamentação será muito mais tranquila.

Então fique atenta aos sutiãs, que devem ser confortáveis e adequados, com alças mais largas e forro macio. Os mamilos e aréolas merecem muita atenção e devem ser lavados apenas com água, com uma higiene correta, pois o sabonete pode ressecar e causar rachaduras. Existem glândulas na aréola que produzem uma secreção sebácea capaz de proteger a pele para a amamentação, daí a importância de conservar essa umidificação. Não esfregue para evitar lesões. Expor os mamilos ao sol todos os dias, no horário recomendado (até as 10h ou depois das 16h) ajuda a prevenir fissuras, deixando-os mais resistentes, o que será uma beleza para o bebê guloso rsrs.

Antes de tomar sol, a gestante pode usar filtro solar nos seios, exceto nas aréolas e nos mamilos, sempre com a orientação da sua dermatologista! A massagem também é indicada para facilitar a sucção do leite, segurando um dos seios com as duas mãos, uma em cada lado, fazendo pressão até o mamilo, cerca de 5 vezes, e depois repetir, mas com uma mão em cima e outra embaixo.

Também são recomendados outros cuidados básicos, como não usar pomadas e produtos nos mamilos e aréolas sem indicação médica. Se precisar extrair o leite em excesso durante a fase de amamentação siga todas as orientações para evitar qualquer tipo de lesão. Aí é só aproveitar com muito amor cada segundinho dessa maravilha que é amamentar!