Quando devo ir ao dermatologista?

Quando devo ir ao dermatologista?

Cuidar da pele é um dos principais motivos para procurar um dermatologista, mas as necessidades abrangem muitos fatores. O atendimento é sempre personalizado, pois cada pessoa tem uma pele diferente e requer cuidados que condizem com seu estilo de vida, como por exemplo pessoas que trabalham muito tempo no escritório, aquelas que se dedicam à gastronomia ou atletas, de várias modalidades. As proteções e cuidados são sempre diferentes.

Somente sua dermatologista pode indicar o tratamento para o problema específico que esteja ocorrendo, como acne, espinhas, cravos, manchas, melasma, estrias ou qualquer outra situação que possa afetar sua saúde e autoestima. A dermatologia é ampla e vai além do que muitas pessoas imaginam.

Abrange também os cabelos, unhas e todos os tecidos epiteliais. Na consulta são avaliadas manchas, unhas quebradiças, quedas de cabelo, sudorese e outras intercorrências que muitas vezes podem estar relacionadas a doenças que necessitam do acompanhamento também de outros especialistas.

Unhas fracas que se quebram ou escamam facilmente, por exemplo, merecem atenção, pois podem ser um sinal de anemia ou problemas na tireoide. Outras alterações podem indicar diabetes, problemas cardiovasculares, respiratórios e situações que podem ser evitadas se diagnosticadas com antecedência.

Outro motivo para a procura é a queda de cabelos, que muitas vezes é normal, mas também pode ser originada por alterações hormonais ou micose, o que requer um diagnóstico preciso.

Sudorese em excesso, manchas, feridas que não cicatrizam e pintas suspeitas pelo corpo também merecem atenção. Somente o dermatologista pode avaliar com precisão, verificando tamanho, cor e formato, fazendo os exames necessários.

Questões estéticas, como flacidez, rugas e estrias são também problemas que incomodam não apenas as mulheres. Para isso existem muitos tratamentos e procedimentos disponíveis.

A consulta permite que você encontre o apoio adequado para evitar maiores transtornos e melhore sua qualidade de vida. Qualquer alteração na pele, unhas, cabelos e pelos indica a necessidade de uma avaliação dermatológica.

Tenha sempre essa atenção para manter sua saúde em dia!